Olha o perigo! O jornal argentino La Nación publicou que pesquisadores de cibersegurança identificaram um malware que afetou quase 1,3 milhão de dispositivos Android TV em 197 países. A princípio, o backdoor invade TV Box e permite que hackers instalem software malicioso remotamente naqueles que estiverem comprometidos.
De maneira resumida, os TV Box são dispositivos que transformam televisores comuns em Smart TVs. Isso é possível pela conexão via HDMI e, a partir daí, podem “rodar” o sistema Android. No entanto, essa flexibilidade vem acompanhada de riscos, sobretudo quando o sistema está desatualizado. E é justamente isso que facilita o ataque de cibercriminosos.
LEIA MAIS: 8 recursos que tornam o Android 15 ainda mais seguro
Então, vamos saber mais sobre esse vírus e, principalmente, como proteger o seu aparelho?
Qual é o malware que invade Android TV?
O malware, batizado de Android.Vo1d, foi detectado pela equipe da Dr.WEB, especialista em segurança digital. A princípio, o vírus se aproveita de vulnerabilidades em versões antigas do Android, como falta de atualização de segurança e falhas não corrigidas. A má notícia é que, entre os quase 200 países apontados, o Brasil é o que teve maior número de casos.
- Brasil (28% dos casos)
- Marrocos (7%)
- Arábia Saudita (4,9%)
- Argentina (3,8%)
- Equador (3%)
- Rússia (3,8%)
- Indonésia (2%)
Inicialmente, o vírus afeta principalmente três tipos de dispositivos com versões antigas do sistema operacional Android: o R4 (Android 7.1.2), o TV BOX (Android 12.1) e o JK-SMARTK4VIP (Android 10.1).
LEIA MAIS: Como funciona um pager? E por que algumas pessoas ainda usam?
Como proteger seu dispositivo?
Tendo ou não algum dos dispositivos alvo dos hackers, a melhor estratégia é proteger o seu Android TV contra qualquer tipo de ataque de malware. Neste sentido, algumas recomendações são bastante válidas, por exemplo:
- Mantenha seu sistema atualizado: assegure-se de que seu dispositivo sempre tenha a versão mais recente do Android. Atualizações corrigem falhas de segurança.
- Ative o Google Play Protect: o recurso escaneia seus aplicativos em busca de atividades suspeitas. Sendo assim, vá até a Play Store, acesse Menu > Play Protect > Configurações e ative a opção “Analisar apps com Play Protect”.
- Baixe apps apenas de fontes confiáveis: evite instalar aplicativos de sites ou lojas não oficiais. A Google Play Store realiza verificações de segurança rigorosas antes de disponibilizar qualquer aplicativo.
- Revise as permissões dos aplicativos: regularmente, confira as permissões concedidas a cada app. Isso ajuda a evitar que aplicativos acessem informações desnecessárias.
- Desative a instalação de fontes desconhecidas: nas configurações de segurança, bloqueie a opção de instalar apps fora da Play Store.
- Use um antivírus confiável: instale um software de segurança que ofereça proteção adicional contra malwares e outras ameaças.
Adotando essas práticas, você reduz bastante os riscos e fortalece a segurança do seu dispositivo Android TV contra ataques de malware.