iPhone 16: tela mais fina do mundo promete agitar o mercado

Os rumores sobre o novo iPhone 16 estão agitando o mundo da tecnologia. Afinal, especula-se que a Apple lançará o iPhone 16 com a tela mais fina do mundo, superando todos os concorrentes com bordas praticamente invisíveis. Então, se você já se impressionou com o iPhone 15 Pro, prepare-se para a próxima revolução.

iPhone 16: vem aí a tela mais fina do mundo?

A princípio, pelo que dizem os rumores do mercado, a Apple está determinada a redefinir os padrões de design com o iPhone 16. Segundo vazamentos, a tela do iPhone 16 será, sim, a mais fina do mundo. As bordas podem chegar a incríveis 1 mm.

LEIA MAIS: O que é NFC? Descubra onde você utiliza no dia a dia – e os riscos da tecnologia

O que isso significa? Na prática, esta inovação deve oferecer uma experiência visual inédita, dando às pessoas usuárias uma tela quase infinita.

Para efeitos de comparação, fontes especializadas indicam que as bordas do iPhone 16 serão mais finas do que as do Galaxy S24. Se isso se confirmar, a característica do smartphone pode colocar a Apple na liderança novamente neste quesito.

E, se compararmos com a atual espessura da borda do iPhone 15 Pro de 1,55 mm, a meta do novo aparelho representa uma redução bastante relevante. Mas, convenhamos, um desafio técnico notável para a empresa.

Tecnologia de ponta

Porém, isso parece ser um desafio superado. Para alcançar a façanha do iPhone com a tela mais fina do mundo, a Apple deve utilizar uma nova tecnologia, a Estrutura de Redução de Borda (BRS). De modo geral, a técnica envolve circuitos menores e maior precisão na montagem, mesmo que aumente a complexidade de fabricação.

No final, a redução das bordas não só melhora a estética, mas permite também um aumento no tamanho das telas, sem tornar o dispositivo maior. Só para ilustrar, a tela do iPhone 16 Pro deve passar de 6,1 para 6,3 polegadas.

Já a do iPhone 16 Pro Max deve crescer de 6,7 para 6,9 polegadas. Ainda assim, o aumento no tamanho das telas melhora a estética sem que o dispositivo seja maior.

Ademais, com bordas menores, os smartphones ganham pontos em ergonomia. Dito de outra maneira, fica mais fácil segurar o telefone.

Impacto no mercado de smartphones

Claro que a novidade trouxe burburinho, né? Afinal, se os rumores se confirmarem, o iPhone 16 será um divisor de águas no mercado de smartphones. Com a tela mais fina do mundo, a Apple pode estabelecer um novo padrão que os concorrentes terão que alcançar.

LEIA MAIS: Por que as mensalidades dos serviços de streaming estão mais caras?

Além disso, essa novidade pode justificar um possível aumento nos preços dos novos modelos, refletindo o investimento em tecnologia avançada. Ok, e quando essa revolução toda chega ao público?

Inicialmente, o lançamento da linha iPhone 16 está previsto para setembro. Além da possível tela mais fina, ainda deverá trazer:

  • novo chip A18
  • mais memória RAM
  • novos botões
  • câmeras aprimoradas
  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

iosiPhone