Google deverá lançar novo chatbot de saúde ainda em 2024

Não é incomum que pessoas busquem no Google informações sobre seus sintomas para receber possíveis diagnósticos. Porém, essa ferramenta pode ser pouco específica. Com o objetivo de aprimorar o acesso e a discussão de sintomas, surge o novo chatbot de saúde do Google, que será integrado ao aplicativo Fitbit ainda este ano.

Google anuncia nova ferramenta de Inteligência Artificial para a saúde

LEIA MAIS: IA do Google poderá usar som da tosse para diagnosticar doenças

A estrutura do chatbot é similar à do ChatGPT, no qual se faz uma pergunta ao chat e ele responde com base nas informações disponíveis na internet. No entanto, a diferença do chatbot do Google Fitbit é que ele conterá informações específicas sobre saúde, incluindo pesquisas sobre doenças para análise de sintomas e discussão de tratamentos.

De acordo com o Google, o principal objetivo será auxiliar os internautas a conectarem os pontos a partir de dados pré-existentes fornecidos por eles mesmos. Assim, será possível desenvolver gráficos personalizados que ofereçam mais clareza sobre o estado de saúde de cada pessoa. A empresa também afirma que novas informações e imagens foram incluídas para melhorar o atendimento.

Com isso, pessoas de todo o mundo poderão conversar com o chat sobre suas dores, queixas e inseguranças para facilitar a busca por respostas. O Google fará integração com a plataforma de pesquisa científica Google Research e informações de profissionais da saúde do mundo todo. A previsão é de que o chat esteja disponível ainda este ano.

LEIA MAIS: Máquina de lavar: 5 dicas para aumentar a sua vida útil

O uso de Inteligência Artificial na saúde

Um dos usos mais comuns da Inteligência Artificial em serviços públicos atualmente é na área da saúde. Já se utiliza essa ferramenta para comparar diagnósticos, estabelecer conexões entre sintomas, propor tratamentos e calcular riscos, inclusive aqui no Brasil.

Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a IA já auxilia a medicina ao ajudar os médicos a reconhecer padrões sintomáticos para chegar a conclusões em diagnósticos. Esse é um dos usos da IA para aprimorar o mundo, embora ainda haja questões éticas a serem debatidas.

  • Redatora apaixonada e dedicada, com formação em Comunicação Social. Ao longo de sua carreira, já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação.

exercíciossaúde