Manter os pneus do carro em bom estado é indispensável para garantir a segurança e economizar dinheiro. E para que seu bolso não sofra sem necessidade, é preciso encontrar maneiras de estender a durabilidade dos pneus. Pensando nisso, separamos cinco dicas para ajudar você a prolongar a vida útil dos seus pneus e maximizar o desempenho do seu veículo.
1. Verifique a pressão dos pneus regularmente
Pneus com a pressão inadequada, seja alta ou baixa, desgastam-se mais rapidamente e podem afetar a dirigibilidade, além de influenciar diretamente no consumo de combustível do veículo. Portanto, ao menos uma vez por mês, quando der uma passada em um posto de combustível, confira a pressão dos pneus no calibrador, e complete-a caso necessário.
Adicionalmente, recomenda-se checar a pressão dos pneus antes de viagens longas ou quando transportar cargas extras.
LEIA MAIS: Seguro auto cobre danos por inundações? Saiba a resposta!
2. Mantenha o alinhamento em dia
Um carro com as rodas desalinhadas causa desgaste irregular dos pneus, o que pode levar à necessidade de substituição antes da hora esperada. Além disso, o desalinhamento pode indicar problemas mecânicos que afetam o desempenho dos pneus.
Assim, para evitar esses problemas e para aumentar a durabilidade dos seus pneus, leve seu carro a um local que utilize máquinas computadorizadas precisas e solicite um relatório dos ângulos de ajuste.
É recomendado fazer o alinhamento periodicamente, especialmente após impactos fortes, como buracos, ou após substituir componentes da suspensão.
3. Faça o rodízio de pneus regularmente
Os pneus do carro sofrem diferentes forças dependendo da posição em que estão. Isso costuma causar desgastes irregulares. Nesse sentido, realizar o rodízio dos pneus conforme recomendado pelo fabricante do veículo, ou a cada 8.000 quilômetros, ajuda a distribuir o desgaste de forma uniforme, e, assim, prolongar a vida útil dos pneus.
4. Cheque o balanceamento das rodas
Rodas e pneus desbalanceados causam vibrações incômodas e que também resultam em desgaste irregular dos pneus. Como resultado, além de se ter o conforto prejudicado, acaba tornando necessária a substituição prematura dos pneus. Mas um serviço de balanceamento eletrônico pode resolver esses problemas.
O balanceamento de rodas é o processo de equilibrar o peso das rodas e pneus para garantir que girem de maneira uniforme e sem vibrações. Durante o balanceamento, pesos são ajustados nas rodas para compensar qualquer desequilíbrio.
LEIA TAMBÉM: 5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo
5. Utilize pneus com baixa resistência ao rolamento
A resistência ao rolamento é a energia necessária para manter os pneus em movimento constante, e impacta diretamente na eficiência do combustível do carro. Nesse sentido, pneus com baixa resistência ao rolamento são projetados para minimizar a força necessária para mover o veículo, reduzindo o atrito entre o pneu e a superfície da estrada. Eles são construídos com compostos especiais e possuem um design de banda de rodagem que favorece uma menor deformação enquanto o pneu gira.
Deste modo, optar por pneus de baixa resistência ao rolamento pode economizar custos de combustível ao longo da vida útil dos pneus. Além disso, por reduzir o atrito excessivo com o solo, o desgaste da borracha do pneu ao longo do tempo é minimizado. Como resultado, esse tipo de pneu tende a durar mais, desde que não se ignore as outras quatro dicas que apresentamos e se mantenha uma direção suave.