Dolphin Mini chega em 2024 e promete brigar entre os elétricos mais baratos – Conheça!

O mercado brasileiro de veículos elétricos está prestes a receber um novo competidor: o Dolphin Mini da BYD. Este lançamento promete ser uma opção mais acessível para os consumidores interessados em tecnologia sustentável e na economia proporcionada por modelos de carros movidos a eletricidade.

Design e dimensões

O Dolphin Mini, também conhecido como Seagull em outros mercados, apresenta um design compacto e moderno. Com 3,78 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,54 metros de altura, oferece uma combinação de praticidade e estilo. Seu porta-malas possui capacidade de 230 litros, adequado para as necessidades urbanas​.

Desempenho e tecnologia

Equipado com um motor elétrico de 55 kW, equivalente a 74 cavalos de potência, o Dolphin Mini proporciona um torque de 13,7 kgfm. Sua bateria de lâmina, com opções de 30 kWh ou 38,8 kWh, permite um alcance de 305 km ou 405 km, respectivamente, e alcança uma velocidade máxima de 130 km/h​.

O interior do veículo inclui uma tela de 10,8 polegadas giratória para o sistema de informação e entretenimento, oferecendo uma experiência moderna e confortável ao motorista e passageiros​.

A versão mais avançada do Dolphin Mini vem equipada com recursos como câmera panorâmica de alta definição, monitoramento da pressão dos pneus, aviso de uso do cinto de segurança, sensor de estacionamento, entre outros.

Mercado e previsão de lançamento

O lançamento do Dolphin Mini está previsto para 2024, e é aguardado com expectativa no Brasil. A BYD espera que este modelo, que já tem sucesso na China com a marca de 200.000 unidades produzidas em apenas 7 meses, tenha uma recepção positiva também no mercado brasileiro​.

Estima-se que o preço inicial do Dolphin Mini gire em torno dos R$ 100 mil, posicionando-o como uma opção competitiva no segmento de carros elétricos de entrada, impactando modelos como o Renault Kwid E-Tech e o JAC e-JS1​.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.