Copiou do WhatsApp? Conheça a nova função do Gmail para responder e-mails

Todos os dias chegam vários e-mails e você já não sabe mais como responder a todos? Essa novidade do Gmail pode te ajudar! A plataforma do Google incorporou um formato ideal para quem lida com grandes volumes de mensagens diariamente. Trata-se da “Resposta rápida”, função que permite responder pelo celular de forma mais ágil. Para isso, nem precisa abrir uma nova janela, assim como já é feito pelo WhatsApp.

A princípio, a ideia da ferramenta é melhorar a produtividade, permitindo responder mensagens diretamente da mesma conversa. Isso agiliza o processo, sobretudo em situações em que a resposta precisa ser imediata. A função será habilitada automaticamente, sem necessidade de configurações adicionais.

LEIA MAIS: Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Vem saber mais sobre ela!

Como funciona a Resposta Rápida do Gmail

De modo geral, a função permite responder e-mails diretamente da pré-visualização, sem precisar abrir uma nova janela, otimizando o tempo gasto em comunicações mais simples. Na prática, aparece uma caixa de texto compacta abaixo da mensagem que está lendo. Assim, dá para enviar respostas curtas e objetivas, como confirmações ou atualizações rápidas.

No entanto, a ferramenta não se limita a mensagens curtas. À medida que a resposta se alonga, a caixa de texto se expande automaticamente. Deste modo, consegue acomodar textos mais detalhados para uma interação mais rica.

Além disso, a interface é compacta, sem, entretanto, deixar de anexar arquivos, modificar destinatários e alternar entre as opções de responder e reencaminhar. Para ações mais complexas, como agendar o envio de um e-mail ou ativar o modo confidencial, basta expandir para a janela de composição completa e acessar funcionalidades avançadas.

É verdade que o Google vai eliminar contas do Gmail?

Embora a plataforma crie a Resposta Rápida do Gmail, uma notícia alarmou pessoas usuárias do serviço no ano passado: a ameaça de ter sua conta deletada. Mas, por que isso pode ocorrer?

Inicialmente, a iniciativa consiste na eliminação de milhões de contas, incluindo fotos, vídeos, documentos e contatos das mesmas. A decisão tem a ver com liberar espaço e, por isso, deve apagar sessões das contas que não registrarem atividade nos últimos dois anos.

Vale esclarecer que a medida inclui e-mails associados a contas do Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Fotos. Além disso, o Google indicou que a maior motivação para levar isso adiante foi proteger a segurança das pessoas usuárias.

LEIA MAIS: Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Segundo análise interna da empresa, contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as ativas de terem a verificação em duas etapas configurada. Então, como evitar que a sua seja apagada?

Para manter sua conta ativa, é fundamental fazer login. Assim, recomenda-se realizar ações simples, como carregar arquivos no Google Drive, enviar e-mails, assistir a vídeos no YouTube ou outras atividades semelhantes.

Essas ações ajudarão o Google a reconhecer que a conta não está abandonada, evitando sua eliminação automática devido à inatividade. Saiba mais sobre o assunto aqui.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

celulargmailprodutividade
Comments (0)
Add Comment