Sabia que você pode fazer transcrição de áudio direto no Google Drive? Pois é, o Google disponibiliza essa funcionalidade no serviço de armazenamento na nuvem. Com isso, os usuários podem transcrever automaticamente o áudio dos vídeos que enviarem para a plataforma. Nem precisa falar o quanto isso facilita a busca e o acesso a esses arquivos sem reproduzi-los.
Recentemente, compartilhamos aqui a possibilidade de encontrar livros e filmes gratuitos no Google Drive, lembra? Sem falar em todas as funcionalidades que o sistema de armazenamento em nuvem da Google oferece. Só que, além de tudo isso, a plataforma não só armazena os vídeos, como também gera legendas automáticas para eles.
Então, vamos ver como isso funciona?
Como é a transcrição de áudio do Google Drive?
Antes de tudo, qual a vantagem de usar essa funcionalidade? De modo geral, a ferramenta deve permitir que os usuários e usuárias busquem vídeos facilmente conforme seu conteúdo. Algo que torna muito mais fácil encontrar um arquivo específico na plataforma.
LEIA MAIS: 5 truques especiais para aproveitar ao máximo o Google Drive
Ok, e como aproveitar? A princípio, a função utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz, mas não é padrão nas contas pessoais. Ou seja, para usar, você precisa ativá-la manualmente. Porém, não tem muito segredo, bastando acessar os vídeos armazenados no próprio Drive. Veja como é simples:
- Primeiro, basta selecionar “Gerenciar faixas de legendas”
- Em seguida, acionar a opção de “Gerar legendas automáticas”.
Além disso, o usuário também pode ativar essas legendas durante a reprodução do material. Neste caso, precisa apenas clicar no menu de três pontos no canto superior direito.
Por outro lado, para quem tem o Google Workspace, que reúne ferramentas empresariais, a transcrição de áudio do Google Drive já está habilitada por padrão ao carregar os vídeos. No entanto, a pessoa tem a opção de desativá-la, se preferir. Para isso, basta desabilitar durante a reprodução no botão “CC”, similar ao que encontramos no YouTube.
E dá para legendar em qualquer idioma? Atualmente, a função suporta reconhecimento de texto em inglês, mas pode gerar legendas em outros idiomas. Ademais, há planos de expansão para mais línguas no futuro.
A função ocupa espaço de armazenamento do Google Drive?
Inicialmente, não há qualquer indício de que a transcrição de áudio no Google Drive ocupe algum espaço. Mas sabemos que a luta para liberar armazenamento na nuvem é incessante. Isso inclui o e-mail, Google Fotos e outros serviços. Para sua alegria, a empresa tem ferramentas úteis para que você não precise pagar por espaço adicional.
Ok, as assinaturas oferecem recursos avançados e mais armazenamento. Porém, não é todo mundo que pode se dar ao luxo desses gastos adicionais. E aí, o que fazer?
LEIA TAMBÉM: Como liberar espaço excluindo arquivos inúteis do WhatsApp no seu celular?
Atualmente, o Google Drive fornece 15 GB de armazenamento gratuito, o que pode ser insuficiente para guardar todos os documentos, e-mails e imagens necessários. Sendo assim, o jeito é gerenciar melhor esses arquivos e evitar a falta de espaço.
Uma das dicas é o Google One. Embora também seja um tipo de assinatura, disponibiliza funcionalidades práticas para facilitar a gestão de arquivos e, consequentemente, liberar espaço. Com ela, é possível eliminar arquivos de todos os serviços do Google, incluindo Fotos, Drive e Gmail. Isso resulta em uma considerável economia de espaço.
Além disso, o Google Takeout dá a possibilidade de fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos guardados nos serviços do Google. Assim, o usuário ou usuária pode decidir quais conservar ou eliminar, otimizando o uso do espaço disponível.
Então, já vai tentar usar a transcrição de áudio do Google Drive?