Como seria a Mafalda na vida real? A inteligência artificial te mostra!

A inteligência artificial (IA), sem dúvidas, tem o poder de transformar nossa imaginação em realidade visual. E, isso nunca foi tão evidente quanto na formação de imagens de extrema similaridade a pessoas humanas. Um exemplo disso é a representação de Mafalda na vida real. Com as ferramentas de IA de hoje, podemos explorar como a icônica personagem de Quino poderia parecer fora das tirinhas.

A Mafalda na vida real: criança ou adulta?

A princípio, a IA oferece vislumbres de Mafalda na vida real não apenas em uma, mas duas versões distintas. Inicialmente, a primeira imagem, nos mostra uma Mafalda adulta, com cabelos escuros e cacheados e olhos verdes.

Ademais, a menina usa um elegante vestido preto com pontos brancos. Seus traços físicos, por exemplo, a boca e o nariz, são bem definidos. Tudo isso nos dá uma ideia de sua presença marcante como adulta.

LEIA MAIS: Por que alguns sapos na região Chernobyl mudaram de cor? Entenda essa evolução

Por outro lado, a segunda imagem nos apresenta Mafalda como a conhecemos, ou seja, uma menina de seis anos. Ela, então, usa seu tradicional vestido vermelho, além de uma fita combinando no cabelo.

Segundo a IA, a menina está sentada em um banco, absorta na leitura de um livro. Essa representação captura, sobretudo, a essência de sua juventude e curiosidade.

Ferramentas de IA para criar sua própria Mafalda

Então, animou-se com a perspectiva da personagem tão querida como um ser humano real? Para aqueles inspirados a criar sua própria versão, existem ferramentas disponíveis. Só para citar algumas:

  • Imagine Art: a princípio, a aplicação permite às pessoas usuárias especificar e obter imagens em minutos. O app é disponível para iOS e Android.
  • Poe: de modo geral, trata-se de uma meta assistente que integra serviços como ChatGPT e outros. Assim, é capaz de criar imagens em tempo real. Da mesma forma que a anterior, também disponível para ambas as plataformas.
  • Copilot Microsoft: o assistente de IA, inicialmente, não apenas cria imagens. Além desta função, pode gerar texto, traduzir idiomas, criar conteúdo criativo e responder a perguntas informativamente. Disponível no Windows 11, Android e iOS.

Erros da IA na geração de imagens

A gente se anima com a possibilidade de criar uma Mafalda na vida real, né? Mas, houve problemas recentes!

LEIA MAIS: Problema de design no Galaxy Z Fold 4 pode danificar tela, relatam usuáriosO Google suspendeu a criação de imagens humanas por

IA com seu sistema Gemini após erros na representação de figuras e eventos históricos. A funcionalidade, ativa desde o início de fevereiro, enfrentou críticas por inconsistências raciais, de gênero e históricas.

Por exemplo, a representação errônea de soldados nazistas por pessoas negras e asiáticas. Isso gerou um debate intenso, com progressistas apontando para discriminações ocultas na história e conservadores acusando a plataforma de promover diversidade forçada.

A empresa pediu desculpas e prometeu corrigir os problemas. Saiba mais sobre o caso, aqui.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Inteligência Artificial