Como saber quando o carro do Google Maps passará na sua cidade? Descubra!

O Google Maps, popular aplicativo de navegação GPS, oferece diversas funcionalidades para melhorar a experiência dos usuários, incluindo o Street View. Esse serviço permite, por exemplo, visualizar fotografias em 360° de ruas e avenidas, capturadas por veículos especiais equipados com câmeras avançadas. Mas, sabia que dá para checar quando o carro do Google Maps vai passar em frente à sua casa?

Todo mundo sabe o quanto a precisão e a atualização dessas imagens ajudam tanto no planejamento de viagens quanto na descoberta de novos lugares. Além disso, a gigante da tecnologia prioriza o update sobretudo em áreas urbanas densamente povoadas, bem como zonas de alto interesse turístico. Isso se dá principalmente pela maior demanda dos usuários por vistas atualizadas dessas regiões.

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Por outro lado, áreas rurais ou menos povoadas podem não receber visitas com a mesma frequência. O que não significa, entretanto, não haver curiosidade ou que isso nunca vá ocorrer.

Como saber quando o carro do Google Maps vai passar na sua rua?

A partir do momento em que muita gente tem vontade de saber sobre o itinerário da ferramenta, o próprio Google criou um calendário contendo a rota. Assim, os usuários podem descobrir quando o Google Street View vai visitar sua área. Para acessar, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro, acesse a URL https://www.google.com/streetview/how-it-works/, que faz parte do site oficial do Google Street View.
  • Role a página até encontrar a seção “Quais lugares vamos mapear este mês”.
  • Nessa parte, é possível consultar a lista de países que o Google está percorrendo com seus veículos.
  • Busque o país do qual deseja obter informações e, ao selecioná-lo, aparecerão a “Região”, o “Distrito” e a “Data” em que o carro do Google Maps estará em sua área.

Para alguns países e distritos, o Google oferece uma expectativa mais precisa de quando será feito o mapeamento da área. Já para outros, é mostrada uma faixa ampla de meses.

Quer contribuir com fotos?

Além disso, quem quiser contribuir com seu conteúdo, também é possível fazê-lo. No entanto, é necessário ter uma câmera compatível para capturar imagens em 360°.

Após registrar as imagens, basta acessar a URL https://www.google.com/streetview/contribute/ e clicar no botão azul para fazer o upload das fotos. Caso sejam aprovadas, o usuário aparece como autor no Google Street View.

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Quais tipos de veículos o Google utiliza para atualizar o Street View

Qualquer carro pode ser do Google Maps? Para a captura de fotografias em 360° no Street View, a empresa utiliza uma variedade de veículos equipados com tecnologia especializada, por exemplo:

  • Automóveis: desde 2007, são o meio principal e mais reconhecido para a coleta de imagens do Street View. Esses veículos possuem sistemas de câmeras esféricas montados no teto, que capturam imagens em 360 graus enquanto circulam pelas ruas e avenidas de cidades ao redor do mundo. Mas, esses carros evoluíram ao longo do tempo em termos de design e tecnologia para melhorar a qualidade e precisão das imagens.
  • Triciclos: para acessar áreas onde veículos tradicionais não podem entrar, como parques, trilhas estreitas ou zonas para pedestres, o Google utiliza triciclos equipados com a mesma tecnologia de câmeras esféricas.
  • Trekker: uma mochila equipada com o sistema de câmeras do Street View, projetada para ser usada por um operador a pé. Essa ferramenta é utilizada para capturar imagens de lugares ainda mais inacessíveis, como trilhas de montanha, locais históricos e outros pontos turísticos onde nem os veículos nem os triciclos podem chegar.
  • Trolley: em um esforço para capturar o interior de museus, edifícios históricos e outras atrações cobertas, o Google utiliza um carrinho empurrado manualmente conhecido como Trolley, que carrega o equipamento de câmeras necessário para realizar fotos em 360 graus dentro dessas instalações.

E aí, já acessou o calendário para descobrir quando o carro do Google Maps vai passar na sua casa?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.