Você já pensou na facilidade de abrir e ligar o carro sem nem tirar a chave do bolso? Essa é a proposta do sistema de abertura do carro sem a chave, o keyless-entry. De modo geral, usa sensores de distância que enviam sinal criptografado entre a chave e o carro. Assim, permite que você destrave as portas e dê a partida com um simples toque. Parece muito prático e moderno, não é mesmo? Mas será que é seguro?
Conforme informações do The Guardian, há aparelhos que burlam esse sistema ao interceptar o sinal. Assim, ladrões abrem e ligam o carro facilmente, mesmo sem a chave original.
LEIA MAIS: Claude 3 é a IA multimodal que promete superar concorrentes
Só para ter uma ideia, o número de ocorrências no Reino Unido é substancial, sobretudo com veículos da Kia, Hyundai, Lexus e Toyota. O que não significa, entretanto, desvantagens que impossibilitam o uso o keyless-entry. Vamos entender melhor sobre isso?
O que é o sistema keyless-entry e como funciona?
De modo geral, o sistema keyless-entry é uma tecnologia que permite abrir e ligar o carro sem usar a chave física. Em vez disso, o veículo reconhece a presença da chave por meio de um sinal de rádio-frequência. Esse sinal tem criptografia e um código único para cada chave e carro. Isso, a princípio, dificulta a clonagem.
O sistema keyless-entry funciona da seguinte forma: quando você se aproxima do carro, os sensores de distância detectam a chave. Em seguida, enviam um sinal para destravar as portas. Quando você entra no carro, basta pressionar um botão para dar a partida. Depois, ao sair, o sistema trava as portas automaticamente.
Quais são as vantagens do sistema de abertura do carro sem a chave
Na prática, o sistema keyless-entry oferece algumas vantagens para as pessoas motoristas. Por exemplo:
Praticidade
Por dispensar o uso da chave, você não precisa procurá-la no bolso ou bolsa para abrir o veículo. Tampouco, inseri-la na fechadura ou na ignição. Ou seja, basta se aproximar do carro e tocar na maçaneta ou no botão de partida.
Conforto
Além disso, o sistema permite abrir e ligar o carro com as mãos ocupadas. Isso é útil sobretudo para quem carrega compras, malas ou crianças.
Segurança
Embora, como veremos, o sistema de abertura do carro sem a chave facilite roubos, a pessoa usuária não corre o risco de perder ou esquecê-la dentro do veículo. Ou, ainda, as situações corriqueiras de quebrar a fechadura ou a ignição.
Além disso, o keyless-entry dificulta a clonagem da chave, pois usa um código criptografado e único.
Como o sistema de abertura do carro sem a chave facilita o roubo de carros
Apesar das vantagens, o sistema também tem um grande problema: facilita o roubo de carros. Isso porque os ladrões podem usar aparelhos que interceptam e amplificam o sinal entre a chave e o carro. Desse modo, enganam o sistema, de tal forma que conseguem abrir e ligar o carro sem a chave original.
Esses aparelhos são os relay boxes ou relay attacks e funcionam da seguinte forma: um ladrão se aproxima da casa ou local onde a chave está guardada. Daí, usa uma relay box para captar o sinal da chave.
Esse sinal é transmitido para outro aparelho similar, que está próximo do carro. A partir daí, envia o sinal para o carro, que reconhece a chave e destrava as portas. O ladrão então entra no veículo, pressiona o botão de partida, liga e simplesmente foge com ele.
Esse tipo de roubo tem se tornado mais comum em alguns países, como o Reino Unido, onde os casos aumentaram 44% entre 2019 e 2020. Alguns modelos da Hyundai, Kia, Toyota e Lexus estão entre os mais visados pelos criminosos, pois têm sistemas de abertura do carro sem a chave mais vulneráveis.
LEIA MAIS: Genie AI: Google apresenta IA que transforma imagens em videogames
Como se prevenir
Ok, os riscos exigem, mas não significam evitar esse sistema que, na prática, facilita sua vida diariamente. Sendo assim, para evitar que o carro entre para as estatísticas, existem algumas medidas. Por exemplo:
- Guardar a chave dentro de um saco eletrostático: o material bloqueia a emissão do sinal da chave, impedindo que seja captado pelos ladrões. Você encontra em lojas de eletrônicos, mas também pode usar um saco de batatas fritas, que tem o mesmo efeito.
- Usar um dispositivo de bloqueio do volante ou do pedal: isso dificulta o movimento do carro, mesmo que seja ligado. Você pode comprar em lojas de acessórios para carros, além de usar uma corrente ou trava.
- Ter um seguro contra roubo e furto: esse é básico e cobre os prejuízos nesse tipo de situação.
Em suma, o keyless-entry é um sistema que permite abertura do carro sem chave. Teoricamente, oferece praticidade, conforto e segurança para motoristas. No entanto, como nem tudo são flores, a tecnologia também facilita o roubo de carros. Para se prevenir, vale tomar algumas medidas simples, mas que evitam gastos e transtornos futuros.