BlackBerry: da ascensão à queda de uma marca que transformou os smartphones

Se você é entusiasta de tecnologia, certamente já ouviu falar da BlackBerry, que já foi sinônimo de status e inovação no mundo dos smartphones. Mas, sabia que a trajetória da empresa foi para os cinemas? Disponível na Prime Vídeo, o filme “BlackBerry” mergulha na história da marca, desde sua ascensão meteórica até a sua inevitável queda.

Hoje, boa parte das pessoas se rende às novidades da Apple, Samsung, Xiaomi e afins. Mas, esse lugarzinho já foi da Blackberry que, justiça seja feita, revolucionou os celulares antes do iPhone. Contudo, como toda história tem seus bastidores tragicômicos, a empresa também tem a sua.

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O mais incrível é a lente perspicaz do diretor Matt Johnson, que soube nos contar tudo isso.

Do nada ao tudo: o mundo na palma da mão

De modo geral, o filme “BlackBerry“, traz uma perspectiva humorística da saga da marca, destacando sobretudo o seu impacto duradouro na indústria.

Tudo começa nos anos 90, em Waterloo, Ontario, quando dois amigos, Mike e Doug, lideraram um grupo de engenheiros eletrônicos em um escritório repleto de ideias revolucionárias. Logo de cara, a dupla apresenta um dispositivo que prometia transformar a comunicação móvel.

A ideia era criar o primeiro telefone móvel faria, também, as vezes de servidor. Assim, enviaria e receberia e-mails, entre outras habilidades tecnológicas. O dispositivo de entrada para os dados era o teclado QWERTY.

Porém, além de toda a trajetória da empresa, o coração do filme é mesmo a relação entre Mike e Doug. Afinal, juntos, eles desenvolveram o protótipo do pager BlackBerry 850, superando o ceticismo e os desafios com o apoio do pragmático James Laurence Balsillie.

Ao mesmo tempo, o longa usa a comédia para explorar as lutas internas pelo controle da BlackBerry, bem como as inevitáveis pressões do mercado. Neste sentido, ainda reflete sobre a ascensão e queda da empresa sem, entretanto, deixar de lado a visão que transcende o humor.

O legado da BlackBerry

Mesmo após sua queda, a BlackBerry deixou um legado significativo na indústria de smartphones. Tanto que influenciou a concorrência e abriu caminho para futuras inovações.

Mas, acredite, os inventores do smartphone sequer imaginaram que isso aconteceria. Por isso, o longa também destaca a abordagem casual dos fundadores em relação à tecnologia, questionando a intenção por trás do produto e suas implicações na sociedade.

Talvez, isso explique sua queda inevitável. Aliás, o filme conta toda a história a partir da visão de Mike, o gênio obsessivo que, com sua equipe, enfrenta os desafios após alcançarem sucesso no mercado. Principalmente, para manter a inovação frente às limitações tecnológicas e à competição acirrada.

Sendo assim, o filme acaba se transformando em um estudo de caso sobre os riscos do sucesso efêmero de uma empresa, sem o planejamento e perspectivas necessários. Algo imprescindível, sobretudo no cenário tão competitivo e dinâmico da tecnologia. Assista ao trailer oficial, aqui.

O impacto da BlackBerry

Mas, vamos falar do que a marca, realmente, trouxe para o mundo? Lançada em 1999, a BlackBerry rapidamente se tornou sinônimo de comunicação móvel eficiente. Só para ilustrar, em seu auge, dominou o mercado com um pico de 85 milhões de assinantes em 2011.

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No entanto, com o advento de novos sistemas operacionais como Android e iOS, a BlackBerry viu sua participação de mercado diminuir drasticamente. Até desaparecer, dando o lugar para seus descendentes.

Apesar disso, é inegável o legado que a marca deixou no que toca aos dispositivos inovadores. Por exemplo, o BlackBerry Priv, primeiro smartphone da empresa baseado em Android, lançado em 2015.

Com funcionalidades como o teclado físico QWERTY e serviços seguros de mensagens, a BlackBerry estabeleceu um padrão para a comunicação empresarial e a segurança de dados.

E você, teve o seu Blackberry? O que achava da tecnologia, tão inovadora para a época?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

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