7 recursos do WhatsApp para proteger sua privacidade – Veja como ativá-los!

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo, e conta com uma série de funcionalidades interessantes para a experiência do usuário e sua segurança. Por isso, separamos aqui alguns recursos que ajudam a proteger a sua privacidade e a otimizar o uso do app. Apenda como ativá-los facilmente.

1. Ativar backup automático

Manter um backup automático das conversas é importante para garantir que suas mensagens, fotos e vídeos fiquem seguros na nuvem. Assim, será possível recuperar todas as informações, caso o seu celular seja perdido ou trocado.

Como ativar:

  • Vá em “Configurações” do WhatsApp e clique em “Conversas”.
  • Escolha “Backup de conversas”.
  • Configure o backup automático para ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Recomendamos que seja selecionada a opção “diariamente”, a não ser que você tenha alguma limitação de internet e precise economizar nos dados.

LEIA MAIS: Por que usar a VPN? Veja 6 benefícios para viagens e streaming

2. Proteger o endereço de IP nas chamadas

Ao fazer ligações pelo WhatsApp, é possível proteger o endereço de IP para evitar que terceiros rastreiem sua localização. Com isso, você mantém a privacidade ao fazer chamadas. No entanto, há um ponto negativo: o recurso reduz a qualidade da ligação.

Como ativar:

  • Acesse “Configurações” e vá em “Privacidade”.
  • Em “Configurações avançadas”, ative a opção “Proteger endereço de IP nas ligações”.

3. Ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é um recurso extra de segurança para seu WhatsApp. Esse recurso impede que terceiros acessem sua conta, mesmo que consigam seu número de telefone.

O processo de ativação envolve a criação de um código PIN de seis dígitos, que será solicitado periodicamente e sempre que o usuário tentar registrar o número de telefone no WhatsApp em um novo dispositivo.

Após a ativação, toda vez que alguém tentar registrar o número de telefone no WhatsApp, o app solicitará o código PIN configurado. Isso impede que outras pessoas acessem a conta, mesmo que consigam o código de verificação por SMS.

Além disso, o WhatsApp pede o código PIN de tempos em tempos enquanto a verificação em duas etapas estiver ativada, mesmo sem a tentativa de registrar o número em um novo dispositivo. Esse procedimento é feito para garantir que o usuário continue a lembrar o código e mantenha sua conta segura.

Como ativar:

  • Acesse “Configurações” e selecione “Conta”.
  • Clique em “Confirmação em duas etapas”.
  • Siga o passo a passo para criar um PIN de segurança.

4. Proteger conversas com senha

Se você quer garantir que conversas privadas fiquem seguras contra olhares curiosos, o WhatsApp permite bloquear chats específicos com senha.

Com isso, o usuário consegue proteger conversas sensíveis que não quer que outras pessoas vejam.

Como ativar:

  • Pressione o chat que deseja proteger até que ele fique selecionado.
  • Abra a janela com opções.
  • Selecione “Trancar conversa”.

As conversas trancadas ficarão em uma aba separada, que só será acessível com senha.

5. Definir temporizadores para mensagens

O recurso de mensagens temporárias permite que as conversas desapareçam automaticamente após um determinado tempo. É uma boa função para garantir que informações sensíveis não fiquem permanentemente armazenadas, ou para manter seus chats sempre limpos.

Como ativar:

  • Entre no chat desejado e clique no nome do contato.
  • Selecione “Mensagens temporárias” e escolha o período após o qual as mensagens desaparecerão (24 horas, 7 dias ou 90 dias).

LEIA TAMBÉM: Como liberar espaço excluindo arquivos inúteis do WhatsApp no seu celular?

6. Desativar a confirmação de leitura

Algumas pessoas preferem evitar a pressão para responder imediatamente após ler uma mensagem, deixando privada a informação sobre quando você abriu alguma conversa.  Nesse sentido, as famosas “duas setas azuis” que confirmam a leitura de uma mensagem podem ser desativadas. Mas lembre-se de que, ao desativar a confirmação de leitura, você também não conseguirá saber quando os seus contatos visualizarem suas mensagens.

Como ativar:

  • Vá para “Configurações” e depois “Privacidade”.
  • Desmarque a opção “Confirmação de leitura”.

7. Ocultar o “Visto por Último” e o status “Online”

Se você quer mais privacidade, ocultar o “visto por último” e o status “online” pode ser uma boa maneira de evitar que as pessoas saibam quando você está disponível ou visualizou uma mensagem.

Assim como no caso anterior, se você desativa o recurso, também não poderá ver o status dos demais usuários.

Como ativar:

  • Acesse “Configurações” e vá para “Privacidade”.
  • Em “Visto por último e online”, defina quem pode ver seu status.
  • Você pode escolher entre todos, contatos ou ninguém.
  • Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

privacidadesegurançawhatsapp
Comments (0)
Add Comment