Trocar o pneu do carro pode parecer uma tarefa simples, até o momento em que você realmente precisa trocar um. Nessa hora, muitos motoristas cometem erros que podem comprometer a segurança e a integridade do veículo. Então, para te ajudar a entender melhor o que não fazer, apresentamos aqui alguns dos erros mais comuns que você pode estar cometendo ao trocar o pneu do seu carro!
1. Não escolher um local seguro
Quando você percebe que um pneu furou, a primeira reação pode ser parar imediatamente para trocar o pneu. No entanto, escolher o local errado pode colocar sua segurança em risco.
Pensando nisso, evite parar em curvas, subidas ou descidas e lugares com tráfego intenso. Sempre que possível, estacione em um local plano e seguro, como um estacionamento ou uma área afastada do tráfego.
Se precisar parar na beira da estrada, certifique-se de estar visível para outros motoristas e use o triângulo de sinalização.
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2. Ignorar o manual do proprietário
Apesar de compartilharem muitas semelhanças, os carros têm suas especificidades quando se trata de trocar pneus. Nesse sentido, ignorar as instruções do manual do proprietário pode levar a erros graves.
O manual fornece informações importantes sobre os pontos de elevação (onde apoiar o macaco para elevar o carro com segurança), a pressão correta dos pneus e outras especificações importantes.
Por isso, antes de trocar o pneu, consulte o manual para garantir que está seguindo os procedimentos corretos.
3. Não usar o macaco e os calços corretamente
Muitos motoristas não sabem que existem pontos específicos no carro para posicionar o macaco. Estamos falando dos chamados pontos de elevação, que são áreas específicas na parte inferior do veículo projetadas para suportar o peso do carro quando ele é levantado. Esses pontos são indicados pelo fabricante e são usados para elevar o veículo de forma segura com equipamentos como um macaco hidráulico ou uma plataforma elevatória.
Usar o macaco no ponto errado pode danificar o veículo ou, pior, fazer com que o carro caia durante a troca do pneu. Consultando o manual do proprietário, você vai poder localizar os pontos de elevação corretos.
Além disso, use calços nas rodas para evitar que o carro se mova enquanto você está trocando o pneu, especialmente se estiver em uma leve inclinação.
4. Esquecer de soltar as porcas antes de levantar o carro
Um erro bem comum para pessoas inexperientes na troca de pneus é levantar o carro com o macaco antes de soltar as porcas da roda. Fazer isso pode tornar muito mais difícil remover as porcas, pois a roda tende a girar.
O correto, portanto, é que, antes de levantar o carro, você use a chave de roda para soltar (mas não remover completamente) as porcas da roda. Assim a troca do pneu ficará muito mais fácil.
5. Não apertar as porcas corretamente
Depois de trocar o pneu, é importante apertar as porcas da roda na ordem correta e com a força adequada. O aperto deve ser feito em um padrão de estrela para garantir que a roda fique bem ajustada. Essa técnica consiste e apertar as porcas da roda de maneira cruzada, seguindo uma sequência específica que forma o desenho de uma estrela imaginária.
Fazendo isso, você evita que a roda fique desalinhada ou presa de forma irregular, o que poderia causar problemas como vibrações durante a condução. Adicionalmente, evita danos ao disco de freio, à roda ou aos componentes de fixação e garante que todas as porcas fiquem igualmente apertadas, reduzindo o risco de que a roda se solte.
Usar um torquímetro pode ajudar a garantir que todas as porcas estejam apertadas uniformemente e na medida correta, evitando que a roda fique solta ou que as porcas se soltem durante a condução.
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6. Não verificar a pressão dos pneus
Depois de trocar o pneu, muitos motoristas se esquecem de verificar a pressão do pneu novo. Isso é um problema comum, pois muitas vezes ignoramos a necessidade de manter o estepe sempre calibrado.
Acontece que dirigir com um pneu com pressão inadequada pode causar desgaste irregular e aumentar o risco de novos furos. Por isso, recomendamos que, assim que possível, use um medidor de pressão (disponível nos calibradores de posto de combustível, por exemplo) para garantir que o pneu está inflado de acordo com as recomendações do fabricante.
Além disso, não se esqueça que, ao calibrar os pneus do veículo, é preciso também calibrar o estepe, seguindo as recomendações do fabricante.
7. Usar pneus de baixa qualidade
Por último, optar por pneus baratos ou de baixa qualidade pode parecer uma boa economia a curto prazo, mas pode comprometer seriamente a segurança. Afinal, pneus usados ou de marcas desconhecidas podem não oferecer a mesma durabilidade e aderência que pneus novos de qualidade.
Além disso, verifique sempre a data de fabricação e o estado dos pneus antes de comprá-los.
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