7 animais que quebraram recordes de longevidade

Vivemos em um mundo onde existe a preocupação constante com a velocidade em que o tempo passa, deixando para trás lembranças e a juventude. Mas, o que poucos sabem é que algumas espécies, seja devido a questões metabólicas ou algo mais misterioso, quebram os recordes quando o assunto é a longevidade.

Desde ratos-toupeira até tubarões da Groenlândia, existem animais que realmente desafiaram as expectativas de vida normais, e você vai conhecer esses fascinantes recordistas da longevidade nos tópicos abaixo!

LEIA MAIS: Este relógio é capaz de mostrar as veias do usuário em tempo real

Conheça os recordistas da longevidade

Antes de mergulharmos nos registros impressionantes, é importante entender o fascínio por trás da longevidade animal.

A ciência tem dedicado anos para decifrar os segredos de uma vida mais extensa, e as espécies que vamos apresentar oferecem pistas valiosas sobre esse enigma. Conheça:

Rato-toupeira pelado:

O rato-toupeira pelado é um roedor e vive em tocas subterrâneas, possuindo características surpreendentes. Além de resistir a condições extremas, como sobreviver por 18 minutos sem oxigênio, esses roedores mostram uma resistência única a muitos tipos de câncer.

Em 2020, foi relatado que um animal dessa espécie completou 37 anos, o que o torna facilmente o roedor de vida mais longa da Terra.

Esponja de vidro:

Apesar de parecerem delicadas, as esponjas de vidro são organismos marinhos de longa vida. Estima-se que possam viver até 15 mil anos, e sua presença nos oceanos é uma verdadeira demonstração de longevidade no mundo animal.

Essas criaturas, com sua habilidade única de gerar impulsos elétricos e comportamento peculiar, desafiam as expectativas comuns de todas as espécies.

Cacatua rosa:

A ave de vida mais longa registrada, Cookie, era uma cacatua rosa e encantou o mundo com sua longevidade notável. Aposentado das atrações cotidianas aos 81 anos, ele superou as expectativas, vivendo até os 83 anos.

Cookie foi reconhecido pelo Guinness World Records como a cacatua mais velha do mundo.

Quahog Oceânico:

O Quahog Oceânico, um molusco de água gelada, é uma criatura marinha que pode atingir incríveis 200 anos de idade. No entanto, um animal da espécie batizado como “Ming”, viveu por impressionantes 507 anos.

Comparado a uma árvore que revela sua idade por anéis, todos os anos, aparece uma faixa em sua concha, revelando sua idade.

Tartaruga Gigante Aldabra:

Originária do atol de Aldabra, a tartaruga gigante Aldabra é a espécie de tartaruga que mais vive em nosso planeta. Adwaita, um exemplar da espécie, viveu até 255 anos, falecendo no Jardim Zoológico Alipore, Calcutá, em 2006.

Tubarão da Groenlândia:

O tubarão da Groenlândia também desafia as expectativas de vida comuns, sendo a espécie de tubarão que vive mais tempo na Terra.

Mas, ao contrário do Quahog, medir sua idade não é tão simples. Sua peculiaridade reside na ausência de faixas de crescimento comuns a outros tubarões.

Dessa forma, a única maneira de estimar corretamente a idade deste tubarão é através da datação por carbono, que mesmo assim ainda não é uma medida tão precisa.

Em todo o caso, os cientistas estimam que esses tubarões podem viver entre 252 e 512 anos. As águas frias em que habitam significam que provavelmente têm um metabolismo muito lento, o que pode ser responsável pela sua longevidade. Incrível, né?

LEIA MAIS: Como surgiu a vida na Terra? Esta foi a resposta da Inteligência Artificial

O cão, Bobi:

Por fim, para encerrar nossa jornada de longevidade, vamos falar de uma espécie que é conhecida por ser o melhor amigo do homem. Bobi, um cão da raça Rafeiro do Alentejo, conquistou o título de cão mais velho do mundo, vivendo incríveis 31 anos.

Nativo de Portugal, a raça Rafeiro do Alentejo é conhecida por sua natureza calma. Será que isso influenciou em sua longa jornada?

Ao explorarmos essas histórias é impossível não se encantar pela diversidade da vida na Terra e pelo surpreendente percurso que algumas criaturas trilham!

  • Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

animais