Manter a casa fresca durante os dias quentes pode ser um desafio, especialmente em regiões com climas intensos, como é o caso de boa parte do nosso país. No entanto, existem várias estratégias eficazes que podem ajudar a manter um ambiente confortável, sem depender excessivamente de aparelhos de ar condicionado.
A seguir, separamos algumas dicas e truques práticos para manter sua casa mais fresca. Confira!
1. Abra janelas durante a manhã e no fim de tarde
Uma das formas mais eficazes (e óbvias) de resfriar sua casa é aproveitar o ar fresco. Para isso, abra sempre as janelas da casa durante o fim de tarde e pela manhã, para criar um fluxo de ar que permita a entrada de ar mais frio e a saída de ar quente, ajudando a manter a casa mais ventilada.
Esse método é particularmente mais efetivo durante o fim de tarde e pela manhã, porque geralmente nesses períodos a temperatura está mais baixa.
LEIA MAIS: 6 erros comuns ao enviar mensagens de texto: qual você comete?
Em apartamentos onde as janelas estão apenas de um lado, abrir portas internas pode ajudar a mover o ar pelo ambiente.
Lembre-se de que é preciso criar um caminho para circulação do ar. Então você deve abrir uma janela para a entrada do vento, e outra (preferencialmente em uma posição oposta) para o ar sair.
2. Feche janelas e cortinas durante o dia
Durante o dia, após o período da manhã, quando o sol está mais forte, é aconselhável manter as janelas e cortinas fechadas. Isso é especialmente importante nas áreas da casa onde o sol bate diretamente.
Manter as cortinas fechadas ajuda a bloquear a entrada de calor e de raios solares (que aquecem o interior da casa), ajudando a manter os ambientes internos mais frescos.
3. Use de forma inteligente os ventiladores
Ainda que não tenham a mesma capacidade de um ar-condicionado, os ventiladores são uma solução econômica para movimentar o ar e criar uma sensação de frescor.
Colocar um ventilador em frente a uma janela aberta pode ajudar a puxar o ar fresco de fora para dentro da casa. E outra dica é usar cubos de gelo na frente do ventilador para resfriar o ar que ele sopra.
Usar mais de um ventilador para criar uma circulação forçada de ar também pode ser muito eficaz. Para isso, posicione um ventilador para puxar o ar frio para dentro e outro para expelir o ar quente para fora.
4. Utilize eletrodomésticos com moderação
Às vezes isso por passar despercebido, porém eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e louça também geram calor. Por essa razão, o recomendado é que você tente usá-los durante a noite ou em horários mais frescos do dia.
Além disso, desconecte aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, pois eles podem gerar calor mesmo quando desligados.
5. Controle a umidade interna
Você sabia que a umidade pode aumentar a sensação de calor? Então, para reduzi-la em casa, limpe o excesso de água das superfícies e, se possível, mova plantas de interior para fora durante os dias mais quentes, pois elas podem liberar umidade no ar.
Se a umidade for um problema constante, considerar o uso de um desumidificador pode ajudar a manter o ar mais seco e confortável.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas práticas para ter roupas cheirosas e frescas após a lavagem
Aqui vale o alerta de que essa dica não se aplica a todas as regiões do Brasil. Isso porque, em algumas delas, a umidade atinge níveis criticamente baixos em determinados períodos do ano. Nestes casos, por motivos de saúde, é recomendado que se utilize umidificadores para manter os níveis de umidade dentro do considerado ideal (entre 50% e 60%).
6. Melhore o isolamento da casa
Investir em isolamento térmico pode fazer diferença na manutenção da temperatura interna. Um bom isolamento vai além de manter o calor fora durante o verão. Ele também ajuda a reter o calor durante o inverno, reduzindo os custos de energia ao longo do ano.
Considere isolar paredes e até mesmo instalar janelas com vidros duplos para melhorar a eficiência térmica da sua casa.