5 truques especiais para aproveitar ao máximo o Google Drive

Há muito, documentos e fotos em papel se tornaram coisa do passado. Nos dias de hoje, arquivos digitais são a norma, seja para relatórios profissionais ou álbuns de fotos pessoais compartilhados com amigos e familiares. Nesse contexto, os serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, se tornaram parte importante do nosso dia a dia.

Porém, ainda que você já seja um usuário frequente do Drive, talvez não esteja tirando proveito de todos os recursos que ele oferece. Veja aqui cinco dicas que vão ajudar você a aproveitar ao máximo o Google Drive.

LEIA MAIS: Future You: IA do MIT permite conversar com o seu ‘eu do futuro’

1. Trabalhe mesmo sem conexão de internet

Um dos maiores desafios ao usar serviços baseados em nuvem é a dependência de uma conexão de internet estável. Porém, felizmente, o Google Drive possui uma funcionalidade de modo offline, que permite acessar e editar seus arquivos mesmo sem internet.

Para ativá-la, é necessário instalar a extensão “Google Docs Offline” no navegador Chrome e habilitar a opção nas configurações do Drive. Uma vez ativado, você poderá selecionar quais documentos estarão disponíveis offline e continuar editando-os sem problemas, com as alterações sendo sincronizadas automaticamente quando a conexão for restabelecida.

2. Extraia texto de imagens em apenas alguns cliques

Ao trabalhar com imagens que contêm texto — como capturas de tela ou formulários escaneados —, a transcrição manual pode ser uma tarefa demorada. No entanto, o Google Drive simplifica esse processo com uma funcionalidade que converte imagens em texto. Com suporte para mais de 200 idiomas, desde grandes línguas globais até dialetos regionais, essa função é uma boa forma de agilizar o trabalho.

Para usar, basta carregar a imagem no Google Drive, clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo, selecionar “Abrir com” e depois escolher o Google Docs. O arquivo será aberto com a imagem no topo e o texto extraído logo abaixo. Além disso, o Google Drive permite que você faça buscas por palavras-chave contidas nas imagens, o que facilita a localização de documentos com textos específicos.

3. Impedindo download de arquivos compartilhados

Se você compartilha documentos sensíveis ou deseja restringir a distribuição de arquivos, o Google Drive tem a opção de evitar que os destinatários baixem, imprimam ou copiem o conteúdo. Isso é útil, por exemplo, em ambientes corporativos ou para quem quer maior controle sobre a disseminação de suas informações.

Para configurar essa funcionalidade, clique com o botão direito sobre o arquivo, escolha a opção “Compartilhar” e defina o nível de permissão para “Visualizador” ou “Comentarista”. Em seguida, vá até o ícone de engrenagem no canto superior direito da janela de compartilhamento e desmarque a opção que permite o download ou impressão.

4. Salve arquivos da web diretamente no Drive

Se você frequentemente encontra imagens ou textos interessantes na web que deseja salvar, a extensão “Salvar no Google Drive” para o navegador Chrome pode ser uma ótima aliada. Com ela, é possível enviar arquivos diretamente para o Drive sem a necessidade de baixá-los no seu dispositivo local, economizando espaço e garantindo acesso em qualquer dispositivo.

LEIA MAIS: Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares? – Mundo e-Tech

Para utilizá-la, basta instalar a extensão e clicar no ícone “Salvar no Drive” ao visualizar um conteúdo que você deseja armazenar. Se preferir, é possível até mesmo configurar o formato do arquivo salvo, como HTML, PNG ou Google Docs.

6. Personalize sua página inicial

Em uma atualização recente, o Google Drive introduziu uma nova visualização de página inicial, onde são destacados arquivos com base nas suas interações mais recentes. No entanto, se você prefere acessar diretamente sua área de “Meu Drive”, é possível configurar essa opção como a página inicial padrão. Para isso, basta acessar as configurações, escolher “Meu Drive” como página inicial e salvar as alterações.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

armazenamentogoogle driveorganização
Comments (0)
Add Comment