A evolução tecnológica avança a passos largos, transformando radicalmente o modo como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos, sobretudo com o advento da inteligência artificial. Com essas novas invenções, certamente outras tecnologias vão desaparecer nos próximos anos.
Tecnologias que irão deixar de existir
Muitas das ferramentas, plataformas e dispositivos que usamos diariamente estão em uma corrida contra o tempo, enfrentando a ameaça de se tornarem relíquias do passado.
LEIA MAIS: Por que algumas pessoas têm náuseas usando óculos de realidade virtual?
Pen drives
Com o aumento da capacidade de armazenamento em nuvem e a evolução das velocidades de internet, o uso de dispositivos físicos para armazenamento de dados está se tornando cada vez menos comum.
Serviços de armazenamento em nuvem oferecem não só maior capacidade, mas também maior segurança e acessibilidade aos dados de qualquer lugar do mundo. Portanto, é provável que os pen drives e outros dispositivos de armazenamento externo se tornem obsoletos.
Cartões SIM físicos
A tecnologia eSIM está substituindo rapidamente os cartões SIM físicos, permitindo aos usuários alternar entre operadoras e planos de dados sem a necessidade de trocar um chip físico. A maioria das operadoras já está oferecendo esse tipo de produto.
Dinheiro físico
Com a tecnologia PIX, cartões de crédito e débito, é cada vez mais raro ver transações sendo feitas com dinheiro físico. Empresas de todos os tamanhos estão adotando soluções de pagamento mais modernas, que processam transações com mais eficiência, apesar dos riscos digitais.
DVDs e Blu-Rays
Com o streaming de vídeo dominando a forma como consumimos conteúdo de entretenimento, os dias de DVDs e Blu-Rays estão contados. Serviços de streaming oferecem catálogos de filmes, séries e documentários com a conveniência de acesso instantâneo, eliminando a necessidade de mídias físicas.
Entretanto, existe um risco atrelado a isso que é o desaparecimento de alguns conteúdos, que não estão em nenhum streaming de vídeo e, portanto, ninguém mais consegue ter acesso.
LEIA MAIS: 7 funcionalidades do roteador WiFi que facilitarão sua vida
Senhas tradicionais
A segurança cibernética está evoluindo para além das senhas tradicionais, com métodos de autenticação mais seguros e convenientes ganhando terreno. Tecnologias como autenticação biométrica, reconhecimento facial e de impressões digitais, bem como chaves de segurança físicas, estão tornando as senhas uma forma ultrapassada de proteção.