Desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007, a Apple trouxe diversos avanços e também alguns retrocessos no design de seus smartphones. Mesmo sendo um dos aparelhos mais recomendados por suas câmeras, bateria e software confiável, algumas funcionalidades queridas pelos usuários foram abandonadas ao longo dos anos. Separamos aqui cinco recursos descontinuados do iPhone que muitas pessoas queriam de volta.
1. Conector de fone de ouvido
O conector de fone de ouvido de 3,5 mm foi removido em 2016, uma decisão controversa da Apple. Na época, a maioria dos usuários estava acostumada a usar fones com fio, que eram práticos e baratos. Apesar do sucesso dos AirPods, a ausência do conector ainda é sentida por muitos que preferem a simplicidade dos fones de ouvido tradicionais.
LEIA MAIS: Quanto tempo dura um celular Android? Saiba quando trocar!
2. Touch ID
A mudança para o Face ID com o lançamento do iPhone X eliminou o Touch ID, o sensor de impressão digital integrado ao botão Home. Embora o Face ID também seja eficaz, o Touch ID traz conveniência em situações específicas, como ao usar óculos de sol ou em ambientes pouco iluminados, que dificultam a identificação facial.
Nesse sentido, acreditamos que seria interessante ver ambos os métodos de autenticação disponíveis nos futuros modelos.
3. 3D Touch
O 3D Touch, introduzido no iPhone 6s, permitia que a tela detectasse diferentes níveis de pressão, o que possibilitava novas maneiras de interagir com o dispositivo. No entanto, a tecnologia foi descontinuada em favor do Haptic Touch, que apenas simula a funcionalidade por meio de uma pressão prolongada.
LEIA TAMBÉM: 7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo
4. iPhones menores
Você já deve ter reparado que os smartphones têm aumentado de tamanho ao longo dos anos, certo? Pois a linha de iPhones não foi exceção. Modelos menores, como o iPhone SE, eram populares entre os usuários que preferiam aparelhos mais compactos. Apesar de ainda existir uma versão menor, o iPhone Mini, ele não tem recebido atualizações significantes. Um retorno a iPhones realmente pequenos e potentes seria bem-vindo.
5. Acessórios na caixa
Antigamente, ao comprar um iPhone, o usuário recebia uma série de acessórios na caixa, como carregador, fones de ouvido e adaptadores. Porém, nos últimos anos, a Apple reduziu os itens incluídos, alegando razões ambientais. Ainda assim, muitos consumidores sentem falta dessa praticidade.