Se você gosta da Prime Video da Amazon, aqui vai uma notícia importante: a plataforma de streaming está se preparando para introduzir anúncios em sua experiência de visualização.
Este movimento segue a tendência já estabelecida por plataformas como o YouTube, onde os anúncios são uma fonte significativa de receita. Entenda mais sobre o caso nos próximos parágrafos!
LEIA MAIS: O Exorcista: 5 motivos que ainda te fazem morrer de medo!
Como essa mudança pode se desenvolver?
Após o anúncio inicial em setembro, a Amazon confirmou recentemente que começará a integrar anúncios no Prime Video, começando pelos Estados Unidos, seguidos por outros mercados, como o Reino Unido, Alemanha, Canadá, França, Itália, Espanha, México e Austrália.
Ainda não há previsão de chegada dos anúncios ao Brasil, mas é possível que, se o teste for bem-sucedido em outros países, a medida também seja implementada aqui.
Segundo informações, a estratégia por trás disso é diversificar as fontes de receita e maximizar o potencial de lucro da plataforma. Dessa forma, ao introduzir anúncios, a empresa busca capitalizar ainda mais o grande número de usuários que utilizam a plataforma regularmente para assistir a filmes e séries.
Em um relatório enviado aos anunciantes, a Amazon prevê que os seus anúncios no Prime Video alcancem 115 milhões de pessoas, só nos EUA, por mês. Além disso, a empresa MoffettNathanson aponta que, com os anúncios em 2024, o streaming poderá lucrar 1,3 milhões de dólares.
É possível se livrar desses anúncios?
Um canal no YouTube chamado “Shall I Stream It?”, mostrou que os anúncios podem aparecer no início do vídeo ou no meio. A estratégia funciona da mesma forma que no YouTube, com um temporizador que permite que o usuário veja a duração do anúncio.
LEIA TAMBÉM:Este vídeo no YouTube tem 4 milhões de curtidas e 301 visualizações – entenda!
O responsável por este mesmo canal afirmou que a grande maioria dos conteúdos originais da Prime Video não tem anúncios. Assim, boa parte das propagandas são de produtos da própria Amazon.
Para as pessoas que querem se livrar do incômodo, é preciso fazer um upgrade ao plano, por 2,99 dólares adicionais por mês.
Em todo caso, a introdução de anúncios levanta questões sobre a experiência do usuário e o equilíbrio entre lucro e satisfação do cliente. Embora seja compreensível que a Amazon esteja buscando novas maneiras de aumentar sua receita, é importante considerar como essa mudança afetará os usuários, especialmente aqueles que estão acostumados a ter uma experiência livre de anúncios. Qual sua opinião sobre isso?