Com a crescente popularidade dos meios de transporte mais sustentáveis, entender como funciona o consumo de bateria em veículos elétricos torna-se um tema muito interessante para as pessoas que procuram inovação nesse quesito.
Pensando nisso, abaixo vamos explorar com detalhes esse assunto, citando dicas para quem quer apostar na opção e não sabe como é possível reduzir o consumo de bateria. Confira!
Como diminuir o consumo de bateria em veículos elétricos?
Antes de falarmos sobre as dicas, é necessário citarmos porque é tão importante pensar em formas de reduzir o consumo de bateria em veículos elétricos.
LEIA MAIS: O que é o ‘Modo Cão’ dos carros da Tesla? Conheça esse interessante recurso!
Em nossas jornadas diárias, mesmo nos trajetos familiares, não temos como saber quando um imprevisto pode surgir, e ter uma reserva de energia pode ser a diferença entre chegar ao destino tranquilamente ou enfrentar desafios inesperados.
Dito isso, confira abaixo os fatores que podem aumentar o consumo, mesmo sem você perceber.
Cidade vs. Rodovia
Em primeiro lugar na lista, vale lembrar que os carros elétricos funcionam de maneira totalmente diferente dos carros à combustão. Ao optar por dirigir na cidade, onde a frenagem regenerativa é mais eficaz, você permite que a bateria se recupere durante as desacelerações.
Por outro lado, em rodovias, dirigir em velocidade constante consome mais bateria do que o trânsito urbano.
Aceleração amiga
Acelerar suavemente evita picos de consumo de energia, preservando a bateria. Embora arranques rápidos sejam tentadores, principalmente em carros com potência alta, uma aceleração gradual aumenta a eficiência da bateria.
Clima e autonomia
Temperaturas extremas, especialmente no inverno, podem reduzir drasticamente a autonomia do veículo. Inclusive, um estudo recente mostra que seu alcance pode cair até 32% em temperaturas congelantes.
Nesse caso, é importante pré-aquecer a bateria antes da viagem, pois isso ajuda a preservar suas células.
Gestão inteligente de aquecimento e ar condicionado
Utilizar com moderação o aquecimento e o ar condicionado mantém o conforto sem sobrecarregar a bateria. Se você mora em um local muito frio, vale lembrar que assentos aquecidos são uma opção eficiente, já que consomem menos bateria do que o aquecimento, propriamente dito.
Até porque os carros elétricos não são capazes de extrair o calor do motor para aquecer a cabine, como os veículos comuns.
Eletrônicos: vilões ou inofensivos?
Sistemas de entretenimento e navegação consomem energia, mas seu impacto é limitado. Aproveitar esses recursos com moderação mantém um equilíbrio entre entretenimento e eficiência.
Caso você ainda fique na dúvida, lembre-se que você pode consultar quais sistemas estão consumindo mais da bateria do veículo, a depender das informações e estáticas que o carro oferece.
LEIA TAMBÉM: Lago pode ter lítio suficiente para mais de 2 milhões de carros elétricos
Checagem de pneus
Pneus bem calibrados reduzem o atrito, otimizando a eficiência. Manter a pressão correta é fundamental, pois isso influencia diretamente no consumo de bateria e também no conforto ao dirigir o veículo.
Ativação do modo econômico
Por fim, o modo econômico ajusta o desempenho do veículo para economizar energia. Mesmo que isso afete a climatização, os benefícios na preservação da bateria fazem valer a pena, especialmente se você estiver em uma viagem longa.
Ao adotar essas práticas da forma certa, você pode explorar como cada uma delas contribui para a boa eficiência do veículo, o que impacta diretamente no consumo de bateria dos carros elétricos. Que tal aderir?