5 planetas famosos, mas que não existiram realmente

por Luciana Gomides
| Em 09/01/2024 às 11:40

O universo sempre despertou a curiosidade humana e isso é inegável. Do contrário, por que tantas expedições, missões e estudos de astronomia? E, entre descobertas astronômicas intrigantes e teorias que desafiam nossa compreensão, está a lista de 5 planetas que não existiram de verdade. Alguns foram apenas mitos. Outros até perderam seu status de planeta no Sistema Solar.

1. Plutão: o planeta-anão

Se você é um pouco mais velho, desde a escola, aprendeu que o Sistema Solar possui 9 planetas, certo? Além disso, eles fazem seus movimentos ao redor do Sol.

Em 1930, Clyde Tombaugh descobriu Plutão, que por mais de 76 anos foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. Aquele pequenininho, lá no finalzinho do desenho, lembra?

No entanto, em 2006, a União Astronômica Internacional o reclassificou como um planeta-anão.

LEIA MAIS: Lembra do toque da Nokia? Descubra a história por trás dele!

2. Planeta X: existe ou não?

Ao longo dos anos, cientistas especulam sobre a existência do Planeta X, um nono planeta no Sistema Solar. Mas, por enquanto, é um dos planetas que não existiram por falta de confirmação.

Conforme os estudiosos, o planeta levaria até 15 mil anos para completar uma órbita ao redor do Sol. Isso o tornaria extremamente difícil de detectar.

Em 2014, um astrônomo observou oscilações na órbita de Sedna, um objeto transnetuniano a 13 bilhões de quilômetros de distância da Terra. Essas oscilações podem ter origem de um objeto massivo ainda mais distante, que seria o planeta X.

Porém, até o momento, não há nenhuma confirmação científica de sua existência.

3. Nibiru: um dos planetas que não existiram

O conceito de outro planeta no Sistema Solar, o Nibiru, é uma teoria conspiratória da década de 1970. O escritor holístico Zecharia Sitchin foi o primeiro a propor sua existência no livro “O Décimo Segundo Planeta”.

Sitchin acreditava que Nibiru era o lar de uma civilização extraterrestre que visitou a Terra no passado. Com isso, influenciou o desenvolvimento das antigas civilizações humanas.

A teoria, entretanto, foi rapidamente rejeitada pela comunidade científica. Os astrônomos não encontraram nenhuma evidência da existência de Nibiru, e a hipótese de que o planeta orbita o Sol a cada 3.600 anos é inconsistente com as leis da física.

Porém, em 2012, a teoria de Nibiru ganhou força novamente, quando alguns grupos afirmaram que o planeta entraria em colisão com a Terra. No entanto, a profecia não se concretizou, e Nibiru continuou a ser considerado uma teoria conspiratória.

Por fim, em 2017, a NASA emitiu um comunicado oficial desmentindo a existência de Nibiru. A agência espacial afirmou que, se o planeta existisse e estivesse se aproximando da Terra, os astrônomos já teriam detectado sua presença.

4. Vulcano: outro dos planetas que não existiram

No século XIX, o matemático e astrônomo francês Urbain Le Verrier previu a existência de um planeta entre Mercúrio e o Sol, Vulcano. A previsão baseou-se na teoria da gravitação universal de Isaac Newton, então aplicada ao movimento orbital de Urano e Mercúrio.

Le Verrier acreditava que a órbita de Mercúrio não era perfeitamente circular, como se pensava na época. Assim, observou que o planeta parecia se desviar ligeiramente da sua trajetória esperada. Então, concluiu que isso viria da gravidade de um planeta.

A comunidade científica recebeu bem a hipótese de Le Verrier e muitos astrônomos até começaram a procurar por Vulcano. No entanto, apesar de várias tentativas, o planeta nunca foi encontrado.

5. Phaeton: o planeta hipotético

A princípio, a lei de Titius-Bode, que descreve as distâncias entre os planetas do Sistema Solar, sugere a existência de um planeta entre Marte e Júpiter. Seria Phaeton, cujo nome é uma homenagem ao filho do deus do Sol na mitologia grega.

LEIA MAIS: Frio ou quente? Descubra a temperatura dos planetas do Sistema Solar

Sua existência, teoricamente, explicaria a lacuna entre os dois planetas. No entanto, há estudiosos que vão além! Só para exemplificar, há teorias da destruição de Phaeton por forças da natureza.

Ou, mais ainda, uma guerra nuclear alienígena. No entanto, nenhuma dessas teorias teve apoio ou comprovação científica. Portanto, a conclusão provável é que Phaeton é um dos planetas que nunca existiram.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários