5 planetas famosos, mas que não existiram realmente

por Luciana Gomides
| Em 09/01/2024 às 11:40

O universo sempre despertou a curiosidade humana e isso é inegável. Do contrário, por que tantas expedições, missões e estudos de astronomia? E, entre descobertas astronômicas intrigantes e teorias que desafiam nossa compreensão, está a lista de 5 planetas que não existiram de verdade. Alguns foram apenas mitos. Outros até perderam seu status de planeta no Sistema Solar.

1. Plutão: o planeta-anão

Se você é um pouco mais velho, desde a escola, aprendeu que o Sistema Solar possui 9 planetas, certo? Além disso, eles fazem seus movimentos ao redor do Sol.

Em 1930, Clyde Tombaugh descobriu Plutão, que por mais de 76 anos foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. Aquele pequenininho, lá no finalzinho do desenho, lembra?

No entanto, em 2006, a União Astronômica Internacional o reclassificou como um planeta-anão.

LEIA MAIS: Lembra do toque da Nokia? Descubra a história por trás dele!

2. Planeta X: existe ou não?

Ao longo dos anos, cientistas especulam sobre a existência do Planeta X, um nono planeta no Sistema Solar. Mas, por enquanto, é um dos planetas que não existiram por falta de confirmação.

Conforme os estudiosos, o planeta levaria até 15 mil anos para completar uma órbita ao redor do Sol. Isso o tornaria extremamente difícil de detectar.

Em 2014, um astrônomo observou oscilações na órbita de Sedna, um objeto transnetuniano a 13 bilhões de quilômetros de distância da Terra. Essas oscilações podem ter origem de um objeto massivo ainda mais distante, que seria o planeta X.

Porém, até o momento, não há nenhuma confirmação científica de sua existência.

3. Nibiru: um dos planetas que não existiram

O conceito de outro planeta no Sistema Solar, o Nibiru, é uma teoria conspiratória da década de 1970. O escritor holístico Zecharia Sitchin foi o primeiro a propor sua existência no livro “O Décimo Segundo Planeta”.

Sitchin acreditava que Nibiru era o lar de uma civilização extraterrestre que visitou a Terra no passado. Com isso, influenciou o desenvolvimento das antigas civilizações humanas.

A teoria, entretanto, foi rapidamente rejeitada pela comunidade científica. Os astrônomos não encontraram nenhuma evidência da existência de Nibiru, e a hipótese de que o planeta orbita o Sol a cada 3.600 anos é inconsistente com as leis da física.

Porém, em 2012, a teoria de Nibiru ganhou força novamente, quando alguns grupos afirmaram que o planeta entraria em colisão com a Terra. No entanto, a profecia não se concretizou, e Nibiru continuou a ser considerado uma teoria conspiratória.

Por fim, em 2017, a NASA emitiu um comunicado oficial desmentindo a existência de Nibiru. A agência espacial afirmou que, se o planeta existisse e estivesse se aproximando da Terra, os astrônomos já teriam detectado sua presença.

4. Vulcano: outro dos planetas que não existiram

No século XIX, o matemático e astrônomo francês Urbain Le Verrier previu a existência de um planeta entre Mercúrio e o Sol, Vulcano. A previsão baseou-se na teoria da gravitação universal de Isaac Newton, então aplicada ao movimento orbital de Urano e Mercúrio.

Le Verrier acreditava que a órbita de Mercúrio não era perfeitamente circular, como se pensava na época. Assim, observou que o planeta parecia se desviar ligeiramente da sua trajetória esperada. Então, concluiu que isso viria da gravidade de um planeta.

A comunidade científica recebeu bem a hipótese de Le Verrier e muitos astrônomos até começaram a procurar por Vulcano. No entanto, apesar de várias tentativas, o planeta nunca foi encontrado.

5. Phaeton: o planeta hipotético

A princípio, a lei de Titius-Bode, que descreve as distâncias entre os planetas do Sistema Solar, sugere a existência de um planeta entre Marte e Júpiter. Seria Phaeton, cujo nome é uma homenagem ao filho do deus do Sol na mitologia grega.

LEIA MAIS: Frio ou quente? Descubra a temperatura dos planetas do Sistema Solar

Sua existência, teoricamente, explicaria a lacuna entre os dois planetas. No entanto, há estudiosos que vão além! Só para exemplificar, há teorias da destruição de Phaeton por forças da natureza.

Ou, mais ainda, uma guerra nuclear alienígena. No entanto, nenhuma dessas teorias teve apoio ou comprovação científica. Portanto, a conclusão provável é que Phaeton é um dos planetas que nunca existiram.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

No último dia 9 de setembro, a Apple realizou mais um de seus eventos que agitaram o mundo da tecnologia. Daí, claro que atraiu a atenção do mundo inteiro que, entre tantas novidades, aguardava o lançamento do iPhone 16. Mas o smartphone não foi o único presente que a...

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

Espelhar o celular na TV pode melhorar bastante a sua experiência de consumo de mídia, já que possibilita que você veja vídeos, fotos e outros conteúdos em uma tela maior e com melhor qualidade de som. Pensando nisso, apresentaremos a você algumas maneiras práticas de...

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, desenvolveram uma bateria estrutural feita de fibra de carbono, que, além de armazenar energia, atua também como parte da estrutura de veículos e gadgets. E como uma de suas vantagens temos que essa...