Com o tempo, a instalação de novos programas e atualizações pode desacelerar o sistema. No entanto, há várias medidas que podem ser tomadas para melhorar a velocidade e a eficiência.
Siga as dicas abaixo para ter um computador mais rápido.
1. Gerenciamento de Aplicativos de Inicialização
Reduzir o número de programas que se iniciam automaticamente pode melhorar significativamente o tempo de inicialização do Windows. Isso pode ser feito acessando o Gerenciador de Tarefas e desativando aplicativos desnecessários na aba de inicialização. Veja o passo a passo:
- Acesso ao Gerenciador de Tarefas: Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Se o Gerenciador de Tarefas abrir em modo simplificado, clique em “Mais detalhes” no canto inferior para expandir para o modo completo.
- Navegar até a aba de inicialização: No Gerenciador de Tarefas, localize e clique na aba “Inicializar”. Aqui, você verá uma lista de todos os aplicativos que são configurados para iniciar automaticamente quando você liga o computador.
- Analisar os programas desnecessários: Revise os aplicativos listados e identifique aqueles que não são essenciais para o funcionamento do seu PC. Isso pode incluir aplicativos de mensagens, atualizadores de software, ou utilitários que você raramente usa.
- Desativar aplicativos desnecessários: Para desativar um programa na inicialização, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione “Desativar”. Isso impedirá que o aplicativo se inicie automaticamente na próxima vez que você iniciar o PC.
Lembre-se de que alguns aplicativos, como antivírus ou drivers de hardware específicos, são indispensáveis para a segurança e o bom funcionamento do seu PC. Tenha cuidado para não desativá-los!
Se não tiver certeza sobre a função de um aplicativo, uma rápida pesquisa online pode ajudá-lo a entender sua importância e decidir se deve ou não desativá-lo.
Após fazer as alterações, reinicie o computador para que as modificações entrem em vigor. Você deve notar uma melhora no tempo de inicialização do sistema.
2. Limpeza e Organização de Arquivos
A limpeza regular de arquivos temporários e a desinstalação de programas não utilizados podem liberar espaço no disco e melhorar o desempenho. Ferramentas como a Limpeza de Disco e as Configurações de Armazenamento do Windows são úteis para este propósito.
3. Atualizações e Manutenção do Sistema
Manter o sistema operacional e os drivers atualizados é um requisito básico para o bom funcionamento do PC. Verificar periodicamente por atualizações por meio do Windows Update pode prevenir problemas de desempenho.
4. Ajustes Visuais e de Desempenho
Desativar efeitos visuais desnecessários, como animações e transparências, pode liberar recursos do sistema para tarefas mais importantes. Isso pode ser feito nas configurações de ‘Aparência e Desempenho’ do sistema.
- Acesso às Configurações de Desempenho: Clique com o botão direito no ícone “Este Computador” ou “Meu Computador” na área de trabalho ou no Explorador de Arquivos do Windows e selecione “Propriedades”. No menu lateral esquerdo, clique em “Configurações avançadas do sistema”. Na aba “Avançado” da janela de Propriedades do Sistema, clique em “Configurações…” sob a seção “Desempenho”.
- Ajustar para Melhor Desempenho: Na janela “Opções de Desempenho”, você verá uma lista de efeitos visuais, como animações e sombras.
Para maximizar o desempenho, selecione “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Isso desativará todos os efeitos visuais. Se preferir manter algum aspecto visual, escolha “Personalizar” e desmarque apenas os efeitos que deseja desativar. - Aplicar e OK: Após fazer suas escolhas, clique em “Aplicar” e depois em “OK” para salvar as alterações. Caso não tenha gostado do resultado, basta marcar novamente a opção “Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador”.
5. Soluções de Hardware
Para computadores mais antigos ou com uso intenso, upgrades de hardware como adicionar mais RAM ou substituir o disco rígido (HDD) por um SSD (unidade de estado sólido) podem proporcionar melhorias significativas na velocidade e no desempenho.
Veja algumas alternativas que devem potencializar o desempenho da sua máquina:
- Adicionar Mais RAM: A RAM (Memória de Acesso Aleatório) é um dos componentes mais importantes para o desempenho do PC. Adicionar mais RAM pode melhorar significativamente a capacidade de multitarefa do seu computador. Verifique as especificações da sua placa-mãe para saber o tipo e a quantidade máxima de RAM suportada.
- Trocar HDD por SSD: Substituir um disco rígido tradicional (HDD) por uma unidade de estado sólido (SSD) pode aumentar drasticamente a velocidade de inicialização e o tempo de carregamento dos programas. SSDs, apesar de mais caros, são substancialmente mais rápidos que HDDs, pois não têm partes móveis e oferecem tempos de acesso e escrita mais rápidos.
- Limpeza e Manutenção: O acúmulo de poeira pode causar superaquecimento e reduzir a eficiência. Limpar regularmente o interior do seu PC e garantir uma boa circulação de ar pode melhorar o desempenho. Verifique também se os componentes, como a pasta térmica do processador, estão em boas condições e substitua-os se necessário. Caso não tenha experiência, deixe essa etapa para um profissional.
Lembre-se de, antes de comprar novos componentes, verificar a compatibilidade com seu equipamento atual.