Você fica nervoso sempre que vai pegar um avião? Mesmo que seja um viajante experiente, é normal se sentir desconfortável ao passar horas sobrevoando os céus para chegar ao seu próximo destino. Agora, imagine uma experiência com mais de 18 horas atravessando continentes. Isso é o que o mais longo voo do mundo proporciona!
Mas antes de tudo, relaxe! Estatisticamente, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. De fato, embora os acidentes impressionem pela quantidade de mortes ao mesmo tempo, a aviação registra um acidente grave a cada 2,4 milhões de voos.
LEIA MAIS: Este vídeo no YouTube tem 4 milhões de curtidas e 301 visualizações – Entenda!
Então, não é nada mal enfrentar uma “humilde” linha aérea que liga Nova York a Singapura. Essa é a rota mais extensa e duradoura do planeta, com quase 19 horas de voo!
O voo mais longo do mundo
Primeiramente, não se preocupe, pois o trajeto de 18 horas e 50 minutos é realizado em um dos Airbus mais modernos atualmente: a última geração da série A350-900. Operado pela Singapore Airlines, o mais longo voo do mundo não surpreende apenas pelo tempo ou segurança.
Só para ilustrar, nele não existe a classe econômica. Em outras palavras, os assentos são todos na Classe Executiva ou na Primeira Classe, com todas as comodidades necessárias para um voo dessa duração.
Mas, convenhamos, é praticamente inimaginável passar quase o dia inteiro sentado em um espaço minúsculo, sobrevoando os céus por mais de 15.000 quilômetros.
E mais uma curiosidade! O atual voo mais longo do planeta já seguiu outra rota quase idêntica. A linha que detinha o título ia também de Singapura a Nova York, mas pousava em Newark, e não em JFK. Ou seja, a diferença entre as duas rotas é de apenas 5 quilômetros.
Os outros voos mais longos do mundo
No entanto, o voo da Singapore não é o único que faz trajetos desse tipo pelos céus. Outras companhias aéreas também lançaram voos de ultralongo alcance.
O segundo voo mais longo do mundo, por exemplo, opera entre Auckland, na Nova Zelândia, e Doha. A duração é de 18 horas e 22 minutos, percorrendo 14.535 quilômetros pela Qatar Airways.
A terceira posição, por sua vez, é ocupada pela Aerolínea Qantas, com a rota entre Londres, Reino Unido, e Perth, Austrália. Ao todo, são 17 horas e 25 minutos de voo.
Em seguida, vem a Emirates, que percorre 14.200 quilômetros entre Auckland e Dubai. O quarto voo mais longo do mundo tem duração de 17 horas e 20 minutos.
Por fim, novamente a Singapore Airlines, desta vez com o voo que liga Los Angeles a Singapura. A distância percorrida é de 14.114 quilômetros, com uma duração de 17 horas e 50 minutos.
O voo mais curto do mundo
Ao mesmo tempo em que temos o voo mais longo do mundo, com quase 19 horas de duração, existem aqueles que mal percebemos passar. O recorde até hoje pertence à companhia aérea Loganair, uma das subsidiárias da British Airways.
Por ter aviões muito pequenos, com apenas oito assentos, eles conseguem realizar uma viagem em apenas alguns minutos. A rota liga Westray e Papa Westray, duas ilhas ao norte da Escócia, totalizando 47 quilômetros.
LEIA MAIS: O que é o segundo bissexto? Saiba porque ele será eliminado em 2035!
Mas não pense que é luxo! Os moradores da região confirmam o quanto essa linha é necessária. Só para ilustrar, existem mais de 900 ilhas por ali, então o transporte na Escócia depende muito das condições do mar.
Portanto, os voos de curta duração são uma alternativa clara aos ferries, um meio de transporte que costuma cancelar viagens quando o mar está agitado. Por isso, os voos conectam diferentes pontos do mesmo arquipélago.
E aí, encararia uma viagem no maior voo do mundo? Ou prefere embarcar em trajetos curtos na Escócia?